quinta-feira, 11 de março de 2010

FAZENDO A MINHA PARTE

No Brasil o uso excessivo de sacos plásticos nas feiras e em supermercados em geral somam 12 bilhões de unidades por ano. Isto se dá devido a comodidade dos sacos para transportar produtos, baixo custo para o consumidor, reutilização como embalagens e para uso como sacos de lixo.

No mundo estima-se que este número pode chegar a um trilhão de unidades sedo descartadas na natureza todos os anos. No Brasil o problema se agrava por causa da disposição inadequada destes sacos em lixões espalhados por todo o país, uma vez que são usados para transportar o lixo doméstico da grande maioria das residências brasileiras.

Na natureza o tempo necessário para a decomposição destes sacos pode levar até 400 anos.

Uma iniciativa do governo brasileiro através do Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de educar a população sobre estas questões envolvendo o consumo demasiado de sacos plásticos foi a campanha “Saco É Um Saco! Que aproveitou a carona no Dia Mundial sem Carro e estimulou o uso de caixas, carrinhos de feiras e sacolas retornáveis.

- "Muito ainda deverá ser feito, não somente por iniciativas mas sobretudo em pesquisas com novas tecnologias de materiais plásticos biodegradáveis. Nós do Condema de Ubajara iremos propor ações semelhantes para o nosso município!" comenta Ávila Capibaribe presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ubajara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário