Um dos principais problemas da humanidade sempre foi o manejo dos dejetos domésticos das residências e estabelecimentos comerciais nas vilas no início das grande cidades. Hoje em dia o problema só se agravou com um volume cada vez maior de todo tipo de lixo depositado diariamente nos lixões espalhados pelo mundo.
No município de Ubajara não é muito diferente. Todo o lixo do município, quando não é jogado em uma vala nos sítios ao redor dos centros urbanos distritais é levado todos os dias para o lixão. Felizmente as coisas estão mudando e com a chegada do Aterro Sanitário de São Benedito – consórcio entre os municípios da Serra da Ibiapaba que irá ser o destino final de todo o lixo da região e o processará de forma correta reduzindo os impactos ao meio ambiente.
Ubajara iniciou em fevereiro do corrente ano a implantação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos de Ubajara (PGIRSU). Este programa visa implementar até o final do ano ações envolvendo a reorganização do sistema de coleta convencional e atingir a meta de coleta em 80% de todo o município além de treinamento e capacitação dos garis da empresa Santorine (empresa contratada para fazer a coleta do lixo).
Tendo com segundo passo a coleta seletiva e a criação de um centro de triagem o coordenador do programa Ivo Vieira está otimista. “Não preparemos o planeta para os nosso filhos e sim os nossos filhos para o planeta!” comenta Vieira.
Ávila Capibaribe
Nenhum comentário:
Postar um comentário