O de acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR ISO 14064 o gás de efeito estufa (GEE) é definido como o componente gasoso da atmosfera, tanto natural quanto antrópico, que absorve e emite radiação em comprimentos de onda específicos dentro do espectro de radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra, pela atmosfera e pelas nuvens.
O crédito de carbono é um certificado que é emitido pelas Nações Unidas quando ocorre uma diminuição de emissão dos gases que provocam o efeito estufa (GEE). O aumento destes gases na atmosfera é a principal causa do aquecimento global em nosso planeta. Um crédito de carbono equivale a uma tonelada de CO2 que deixou de ser produzido ou foi incorporado na forma de estoques de carbono como através do plantio de árvores. Aos outros gases reduzidos são emitidos créditos, utilizando-se uma tabela de carbono equivalente.
Qualquer empresa ou entidade que conseguir diminuir a sua emissão de GEE em suas metas obtém estes créditos que podem ser vendidos nos mercados financeiros nacionais e internacionais.
As empresa, governos e entidades que não conseguem reduzir as suas emissões podem comprar estes créditos e neutralizar as suas emissões. A teoria é que a atmosfera responderá da mesma forma independente de quem é o poluidor. Entretanto, empresas que identificaram as suas fontes de emissão e traçaram metas de redução de GEE podem lucrar com as vendas destes créditos de carbono.
Todo este sistema é controlado pela ONU as regras foram estabelecidas em 1997 pelo Protocolo de Kyoto.
Ávila Capibaribe
Nenhum comentário:
Postar um comentário