Na ocasião do congresso das nações Unidas sobre o Meio Ambiente realizado em Nusa Dua, Indonésia foi tomada a decisão na Reunião Ministerial de Países com Florestas Tropicais de incluir mais 3 países na lista.
A Guatemala, Guiana e Suriname são os 3 países que ingressaram no grupo de países com gigantescas áreas com cobertura florestal protegida. A lista que possui onze nações a F-11 (Brasil, Camarões, Colômbia, Congo, República Democrática do Congo, Costa Rica, Gabão, Indonésia, Malásia, Papua Nova Guiné, Peru) agora crescida com os novos membros Guatemala, Guiana e Suriname.
Um dos principais assuntos da agenda desta reunião foi a implementação dos créditos REDD, um instrumento idealizado na Conferência de Bali de 2007 para que os países industrializados financiem a preservação de áreas verdes em nações em desenvolvimento.
O encontro serviu também para lançar um programa de trabalho e um plano estratégico de ações comum para os anos de 2010 e 2011, que inclui projetos de controle de áreas de desmatamento e a gestão de planos de adaptação e redução dos danos causados nas florestas pela mudança climática, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário