quinta-feira, 11 de março de 2010

O Ministério do Meio Ambiente vai destinar uma verba de R$ 400 mil para municípios desenvolverem seus planos de gestão do lixo.

Nesta última quarta feira (24) o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc apresentou os termos para os convênios que Irão garantir a elaboração dos planos de gestão para o tratamento de resíduos sólidos urbanos. O objetivo é promover as diretrizes do Plano de Mudanças Climáticas apresentado pelo governo brasileiro em Copenhague na última Cop 15.

Não foram todos os Estados brasileiros contemplados com está verba. Apenas os Estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Paraná, Pernambuco, Parnaíba, Rio Grande do Norte e Bahia.

Os planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) têm o objetivo de organizar a gestão dos resíduos dentro das particularidades regionais, econômicas, geográficas, ambientais e sociais, com a meta de promover o desenvolvimento sustentável do ambiente urbano através de ações como coleta seletiva, reciclagem, compostagem de resíduos orgânicos, controle de fuga de emissões em aterros e geração de energia limpa a partir da queima do metano.

O relatório de emissões de gases de efeito estufa (GEE) do Município de Ubajara irá apresentar propostas para o gerenciamento das emissões de GEE no lixão de Ubajara.


Ávila Capibaribe


Nenhum comentário:

Postar um comentário