domingo, 1 de agosto de 2010

Desenvolvimento urbano suatentável

DA PLATAFORMA CIDADES SUSTENTÁVEIS

Na cidade de Malmö, na Suécia com 290 mil habtantes, o bairro de Augustenborg passou por uma transformação notável a partir de 1998, quando o Programa de Investimento Local concedeu fundos para fazer deste bairro um espaço sustentável social, econômica e ambientalmente.

Como resultados em Augustenborg houve um aumento de 50% da biodiversidade no bairro e aumento da antecipação dos cidadãos nas votações, de 54%, em 1998, para 79%, em 2002. Não foi registrada nenhuma inundação desde a instalação da rede de canais no bairro.

Houve queda de 20% no consumo total de energia e de 25% no aquecimento do ambiente e da água. Foi organizada uma frota comunitária composta por veículos elétricos. Setenta por cento dos resíduos domésticos são reciclados e há compostagem dos restos orgânicos. Espaços verdes estão em toda parte e há tratamento local de águas pluviais, com captação de 70% das águas superficiais.

Foram instalados 12 mil m2 de telhados verdes, que incluem um jardim botânico.

Os resultados em Vänstra Hamnen são: produção local de 100% da energia a partir de fontes renováveis; construção de uma turbina eólica de 2 MW de potência; aquecimento e ar condicionado a partir do calor da água do mar e das águas subterrâneas; instalação de 1.400 m2 de coletores solares; cobertura de 120 m2 de células fotovoltaicas, dimensionadas para mil apartamentos, o equivalente a 85 mil m2 de área residencial; substituição de grande parte da frota por veículos a gás ou eletricidade e prioridade para bicicletas e transporte público; instalação de 3 mil m2 de telhados verdes; tratamento e armazenamento local da água de chuva; reciclagem de 70% do lixo doméstico e utilização de um sistema de sucção de ar móvel para transporte dos resíduos, separados por material orgânico e não orgânico; instalação de internet de alta velocidade disponível a todas as propriedades; uso de tecnologias da informação e campanhas de comunicação e marketing para divulgar questões ambientais e maximizar o impacto das ações; criação do canal televisivo na Internet Miljö-TV (Meio Ambiente TV), para comunicar e apresentar documentação sobre questões relacionadas à ecologia; criação de parques infantis e de restaurantes com critérios ambientais e certificação ecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário