domingo, 20 de fevereiro de 2011

Marcas sustentáveis agradam consumidores, empregados e parceiros

DA PUREATMOSPHEREBRASIL

Uma das sete conclusões da Conferencia Sustainable Brands (Marcas Sustantáveis), realizada recentemente nos Estados Unidos em 2010 mostrou que cresce a consciência de que sustentabilidade é um componente ético e fundamental na construção das marcas. Estas marcas sustentáveis começam a criar uma percepção de simpatia e interesse por parte dos consumidores. Além disso, atraem a atenção, geram proximidade e despertam a confiança e fidelização nos clientes.

Como as empresas estão comunicando a sustentabilidade no mundo cada vez mais exigente e informado?

Segundo Ricardo Voltolini da revista Idéia Sustentável as empresas estão comunicando mais a sustentabilidade por meio de produtos e valores institucionais. O interesse dos consumidores e demandas por transparência já é um reflexo de um movimento que tende a se expandir em todo o mundo. Principalmente por causa do aumento das agências reguladoras, da fiscalização, da concorrência mais atenta e interessada, e dos Stakeholders (partes interessadas) que compõem um cenário propício e favorável para quem sabe comunicar.

Pesquisas em diferentes fontes em mais de 8 países (inclusive o Brasil) apontam que 60% dos consumidores querem comprar produtos de empresas sustentáveis.

Empresas comprometidas com soluções para as mudanças climáticas seguem em alta nos estados Unidos e na Europa em relação a relevância desse assunto e da sua importância crescente para os consumidores. A sustentabilidade como vantagem competitiva tem estimulado cada vem mais empresas a comunicar não apenas a pegada carbônica e a reciclagem, mas iniciativas muito mais amplas.

É crescente em todo o mundo o número de empresas que estão trocando ações pontuais por um posicionamento mais amplo de sustentabilidade.

A Timberland, por exemplo criou um tipo de "tabela nutricional" para os seus calçados que informa a pegada ecológica do produto, destacando a qualidade de energia renovável, de químicos, de matéria-prima renovável, orgânica e reciclada, e ainda a quantidade de árvores plantadas pela empresa.

O tom institucional comumente adotado pelas empresas destacando valores e compromissos está sendo substituído pela interação do consumidor com o produto ecologicamente correto. A intenção é comunicar de forma rápida e simples a idéia do benefício mútuo de comprar produtos sustentáveis fortalecendo os vínculos com os consumidores que cada vez mais exigentes e informados.

E você?

Já se pegou procurando por selos de responsabilidade sócio ambiental em um simples biscoito no supermercado?!

É bom achar o seu produto favorito na prateleira. Mas é bem legal também ver que eles estão ajudando crianças, poluindo menos e plantando árvores.


2 comentários:

  1. Eu como um filho de Ubajara, natural deste lugar bonito por natureza de maneira nehuma deixarei de mim preocupa com os aspectos naturais deste lugá, ja que eu sou formado em tecnico em meio ambiente minha obrigação é luta de forma pacifica pelo bem natural do meu luga e gostaria que o CONDEMA de Ubajara não se omitissem em luta pelas causas que estão fazendo com que nosso municipio fique em descaso em relação ao meio natural

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