domingo, 20 de fevereiro de 2011

Áreas verdes urbanas

Responda rápido!

Quantas áreas verdes existem a 10 minutos de caminhada de sua casa?

Se a sua resposta for nenhuma está na hora de você se organizar e cobrar das autoridades da sua cidade.

Aqui na Serra da Ibiapaba nós vivemos a ilusão que somos rodeados por florestas preservadas com cachoeiras de águas limpas e toda sorte de animais da rica fauna da Mata Atlântica. Infelizmente se olharmos nas imagens de satélite do Google Earth (programa gratuito do Google que qualquer um pode acessar) veremos que a realidade é bem preocupante. O restante da mata está conservada apenas nas encostas da serra e em um mosaico de pequenos fragmentos de floresta espalhados e sem nenhuma conexão.

Mesmo assim, alguns destes pedaços das matas dos Tabajaras que restaram são áreas de importante valor para as cidades, não somente por questões ambientais mas também por razões de urbanismo e desenvolvimento econômico e social.

Hoje eu andei um uma dessas áreas aqui dentro da cidade de Ubajara que fica a uma pequena caminhada da minha casa e se encontra relativamente conservada com muitos exemplares da fauna e flora. O lugar é fantástico, de fácil acesso e super tranqüilo, perfeito para passar o tempo entre amigos ou sozinho. Durante as primeiras horas da manhã e no finalzinho da tarde é possível ouvir e ver muitos pássaros e até grupos de macacos. Existem pegadas de animais no chão e muita vida vegetal.

Independente de estar com um idoso ou uma criança esse lugar, em especial propicia um tipo de lazer saudável essencial para a população da cidade.

A inserção destas áreas conservadas que estão próximas das cidades na Ibiapaba ao planejamento e desenvolvimento urbano é fundamental para crescimento sustentável dos municípios e sobretudo, para a qualidade de vida da população.

Muitas destas áreas já estão protegidas por lei federal e podem ser transformadas em parques municipais por decreto do Executivo.

A população que transforma uma mata em um bem público ganha em: valorização da cidade como um todo, manutenção do clima, da água e qualidade do ar, mais áreas de lazer para passeios com as famílias, atividades esportivas relacionadas a natureza, espaço para educação ambiental para as escolas e principalmente em qualidade de vida para os habitantes.

Veja que as cidades consideradas com melhor qualidade de vida no Brasil são aquelas que possuem um maior numero de áreas verdes por habitante.

Procure conhecer estes espaços e se informe sobre como ajudar nos conselhos de meio ambiente, secretarias de meio ambiente e entidades ambientais na sua cidade. Converse com os seus vereadores e prefeitos e colabore com a criação destas unidades de conservação municipais.

Lembre-se que é o envolvimento da população nas questões da administração pública que faz a verdadeira diferença nas decisões da sua cidade.

Ajude a Ibiapaba a manter e cuidar de suas florestas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário